Economia de até 30% em energia elétrica com aplicação de inversores de frequência Mitsubishi Electric

Os Inversores de Frequência da Mitsubishi Electric oferecem um Controle de Fluxo Otimizado para redução do consumo de energia em motores elétricos de indução.

Em tempos nos quais palavras como economia e meio-ambiente ganham importância no vocabulário da indústria alimentícia, a busca por soluções tecnológicas que atendam essa demanda passou a ser prioridade. Vários equipamentos utilizados na cadeia produtiva, como ventiladores, bombas e ensacadoras, por exemplo, podem manter a produtividade consumindo menos energia elétrica.
A utilização de inversores de frequência nos motores de máquinas e equipamentos pode gerar uma economia de até 30% em comparação com os motores ligados em partida direta. “Ao invés de ligar e desligar o motor para manter uma velocidade média, o inversor de frequência mantém o mesmo em um giro constante o que permite a economia Sem perdas na produtividade, dependendo da aplicação”, explica Alexandre Serain, engenheiro da Mitsubishi Electric do Brasil, divisão de automação industrial.
As aplicações mais comuns do inversor de frequência na indústria alimentícia estão em esteiras, em máquinas ensacadoras, e até mesmo no sistema de refrigeração de câmaras frigoríficas. “Trata-se de um equipamento indispensável para as empresas que querem melhorar seus índices de economia de energia elétrica, uma vez que o custo de energia no Brasil é um dos mais elevados do mundo”, analisa Serain.
Além dos benefícios já citados, os inversores de frequência também possuem sistemas de proteção, para o caso de sobrecarga nos equipamentos. “O desligamento automático nestes casos evita danos ao equipamento e garante a segurança dos operadores”, finaliza o engenheiro.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *